NOTÍCIAS DO BUTÃO !

07:34

Queridos Amigo(a)s,

Acabei de chegar da 4ª Conferência Internacional sobre Felicidade Interna Bruta – FIB - no Butão, e quero lhes contar as boas novas.

O programa começou com a entrada ceremonial do 1º ministro do Butão, um ritual de fogo, tambores e uma benção com entoação de mantras. Em seguida ele proferiu seu discurso de abertura (que foi bastante eloqüente e importante; faremos uma tradução do mesmo e o disponibilizaremos no blog do FIB). Depois de algum tempo ele se referiu às conferências internacionais anteriores, que aconteceram no Butão, no Canadá e na Tailândia, para em seguida, num tom dramático, anunciar, “e vocês ficarão muito felizes, assim como eu estou, em saber que o local e o cicerone da nossa próxima conferência em 2009 já foram escolidos......” Quando ele pausou, eu curiosamente olhei através do auditório, onde estavam os representantes de diversos países, para saber onde essa próxima conferência poderia acontecer. Seria no Japão? Ou quem sabe na Austrália? Mas subitamente ele olhou diretamente para mim e concluiu “....Será organizado pela Dra. Susan Andrews, no Brasil!”. Todos começaram a aplaudir, e eu fiquei de pé, num estado de choque! Ninguém havia me informado previamente sobre essa decisão! Aparentemente as autoridades do Butão ficaram muito impressionadas com os entusiásticos relatórios sobre o Brasil feitos pelo Dasho Karma Ura – ele realmente adorou os brasileiros – e decidiram transformar a nossa reedição de uma conferência regional no ano que vem na própria conferência global!

Bem, felizmente alguns amigos nossos da Itaipu Binacional já haviam lançado a possibilidade de fazermos a nossa próxima conferência regional com eles. Após uns apressados telefonemas do Butão ao Brasil, o próximo evento internacional sobre FIB foi definido para acontecer em Itaipu, de 20 a 23 de Novembro de 2009. De 6ª a domingo (dias 20 a 22) serão os dias para a conferência propriamente dita, e o dia 23 será para turismo nas cataratas, no parque nacional etc. Espero que vocês todos participem – será uma oportunidade única para interagir com pessoas fascinantes de todas as partes do mundo.

Voltando ao Butão, depois da conferência, tive uma audiência com o 1º ministro, e ele demonstrou muito interesse em vir para esse evento no Brasil. Numa das tardes os delegrados foram convidados para um almoço no palácio real, e fomos recebidos pelo recém coroado rei de 27 anos, “o mais cobiçado solteiro da Ásia”. De fato, ele é ainda mais bonito e carismático em pessoa do que nas fotos. Não apensas charmoso e gracioso, mas com uma aura de dignificante pureza que é inesquecível. Quando fui apresentada a ele, antes mesmo que pudesse dizer qualquer coisa, ele disse, “Ouvi dizer que a próxima conferência sobre FIB será no Brasil! Espero que isso me dê a oportunidade de comparecer!”. O Dasho Karma Ura me disse que se o rei for oficialmente convidado, ele provavelmente viria. Logo, se alguém por aí tem algum contato no Ministério de Relações Exteriores para fazer o convite, por favor nos avise!

Durante a Conferência aconteceram também extensas e detalhadas discussões sobre as aplicações práticas do FIB, ajustamentos nos levantamentos, a certificação com o PNUD, etc. Lhes informarei sobre tudo isso logo que possível, num futuro comunicado. O foco foi o de que neste momento crítico da crise mundial, nós deveríamos colocar o FIB em prática o quanto antes.

Por isso, se algum de vocês estiver seriamente interessado em aplicar o FIB numa comunidade específica durante o primeiro semestre de 2009, por favor nos avise, de modo que possamos nos encontrar para planejar a operacionalização desse holístico novo paradigma, que está semeando esperança em tantos corações.

Com os melhores votos a todos vocês, Tashi Delek – “Que o melhor do melhor prevaleça”.

Susan Andrews

2 comentários:

Unknown disse...

Susan!
Gostaria de saber o que é preciso para que se possa trazer o FIB para uma comunidade.
É necessária a participação através do município ou empresa, ou isto pode ser feito a partir de um Espaço Holístico, por exemplo? De que forma isto seria feito?
Sou do RS e fiz a formação em Biopsicologia no Parque.
Atenciosamente!
Sílvia Pinto.

Anônimo disse...

susan andrew parabéns pelo reconhecimento de sua dedicação e entusiasmo ( colocando sua alma).Tenho interesse em levar o conceito de FIB para minha empresa e para meus alunos de pós em gestão de pessoas. Sou do interior de Sáo Paulo e nos últimos e 5 anos reside no Rio de Janeiro. Quero e é inha missão transformar o local que moro em um comunidade produtiva e feliz. Acredito que o caminho é um projeto FIB.`
Quero que me ajude quanto ao que devo fazerç;como; quanto;o que;quem envolver.
Acredito que minha missão seja pequena, mas considero importaante e significatiba: quero que o lugar que escolhi para morar seja produtivo, auto-sustentável e que nos dê orgulho. Por favor, me ajude.
Aguardo resposta (independente da alternativa). Grata.Abs.Neusa.